sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

E só expressão corporal: Primeira parte




O bailarino russo Vaslav Nijinsky, nascido em Russia em 1988,  foi um bailarino muito polêmico, embora uns dos melhores da história do ballet. Ele soube na dança encontrar a sua alma gemea, coisa dificil de fazer fora do palco.
 O bailarino russo sempre teve uma personalidade muito forte, mostrándose sempre na cena com os seus sentidos todos a flor da pele, e rompendo com os esquemas impostos na sociedade artística.  Criador dos Ballets Russes, Nijinskz fez do ballet uma dança com a qual uma pessoa pode expressar o que quise, desde  o romanticismo até a sexualidade.
E suposto que o rompimento do bailarino com sua carametade, o director do ballet Diaghilev e par ideal  http://www.amorsolteiro.com.br/par-ideal no trabalho dos Ballets Russes,  foi a causa da sua loucura, o que demontra até que ponto o artista deixava-se levar pela suas paixões.  O bailarino transformou a cena do ballet, causando  repercusões em toda plateia que o viu interpretar personagens como o Fauno.
 A primeira vez que o bailarino causou escándalo pela sua expressividade sexual  foi na primeira performance de Giselle em Paris, onde o bailarino apresentouse sem  calção, só com sua leotard, e foi demitido do ballet Mariinsky.
Nijinsky criou só três coreografias, mas todas inigualávels até hoje, mas a que me interessa agora é sua mais controversial: “L’Après Midi d’un Faune. A vez que a obra estreou –se, o público surpreendeu-se de tão maneira que o Fauno passou ser o seu rol mais famoso e caraterístico. Na semana passada eu estava no web site de namoro online muito legal amorsolteiro e encontrei uma pessoa que apelidava-se O Fauno. Ele chamou muito minha atenção e immediatamente enviei uma mensagem pra ele.  Eu perguntei ele se o seu apelido era a causa do ballet, mas ele, infelizmente, não tinha ideia do que eu falava, e só explicou pra mim que ele sentia-se como um fauno,  que é um deus semi-humano dos bosques na mitologia romana, representados geralmente como homens ou criaturas muito libidinosas e sexuais.  Então e perguntei:  é você um homem libidinoso mesmo?

a continuar...
Deixo-lhes aqui uma preview do que contaré a semana próxima: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.